A Prefeitura tem se mobilizado para dar assistência às famílias atingidas pelas chuvas na virada do ano, nas regiões do Eldorado e Ressaca. Uma das ações implementadas para fortalecer esse apoio, é a Campanha "Tempo de Ajudar - Juntos pelas vítimas das chuvas em Contagem", lançada para arrecadar doações de itens essenciais, com o propósito de fornecer amparo de forma imediata à população.
Itens essenciais, como produtos de limpeza, higiene pessoal, água mineral, cestas básicas, leite em pó, roupas de cama e toalhas foram recebidos por meio de pessoas físicas e empresas parceiras (Supermercados BH, Tambasa, Construtora Paraobeba, Mesa Brasil, São Gonçalo, Direcional, MRV, Nutritiva Cestas de Alimentos e doação de cidadãos).
A arrecadação já soma 779 cestas, que foram distribuídas, até o momento, para mais de 312 famílias vítimas dos alagamentos (Vila Marimbondo, Vila Samag/Eldorado e Morada Nova/Colorado/Morro dos Cabritos/Ressaca). Também somam-se ao pacote mais de 70 jantares para a população em situação de rua, todos os dias, durante a semana.
“Todas as famílias cadastradas que solicitaram cestas básicas foram atendidas e, à medida que os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) vão identificando novas demandas, as cestas são entregues”, comentou a subsecretaria de Segurança Alimentar, Nutricional e Agroecologia, Cida Miranda. "Contamos com a colaboração de empresários, políticos e cidadãos da cidade para que também possam mobilizar a região onde mora, a fim de que, juntos, com a participação popular e alianças fortes, consigamos diminuir os danos dessas pessoas", completou.
Reunião do Comitê Gestor de Área de Risco (GCAR)
A Secretaria Municipal de Defesa Social realizou uma reunião do Comitê Gestor de Área de Risco (GCAR) com representantes das regionais municipais; subsecretaria de Defesa Civil; das secretarias de Governo, de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano e Habitação e de Obras e Serviços Urbanos, para debater as ações a serem implementadas nas próximas chuvas que chegarem à cidade.
Foram também apresentados um balanço dos insumos doados que a Defesa Civil distribuiu entre os dias 31/12/2023 e 03/01/2024, período dito crítico. Ao todo foram 220 hipocloritos, 290 colchões e 70 cobertores.
“Todos temos o compromisso com a cidade e devemos estar atentos às ocorrências que cabem a cada secretaria. É importante também que a população esteja atenta e apta a entrar em contato para registrar ocorrências por meio do número de telefone 199 e com isso a Defesa Civil fará as visitas necessárias”, explicou a subsecretária de Defesa Civil, Ângela Gomes.
Registro de Ocorrência no 199
As vistorias podem ser solicitadas pelos próprios moradores. Para acionar o serviço de emergência da Defesa Civil por meio do telefone 199, primeiramente verifique se possui a estrutura disponível para fazer os chamados. A ligação é gratuita. Em caso de pontos de inundação, a Defesa Civil deve ser comunicada imediatamente.
De forma articulada, o trabalho da Defesa Civil abrange ações de prevenção (atividades de orientação e educativas), mitigação (diminuição ou limitação dos impactos), preparação, resposta (socorro imediato e assistência inicial à população atingida) e recuperação (restabelecimento da normalidade).
Campanha solidária
Para facilitar as doações da campanha, foram montados quatro pontos de arrecadação, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, sendo que o Banco de Alimentos recebe apenas cestas básicas. Os pontos de arrecadação são:
Funcionamento: segunda a sexta-feira - das 8h30 às 16h30
O que doar: